sábado, 23 de outubro de 2010

Cientistas desenvolvem LEDs dobráveis e à prova d´água

Aplicações vão de luvas cirúrgias a ...tatuagens
Aplicações vão de luvas cirúrgias a ...tatuagens
Que os LEDs (sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) já fazem parte da nossa vida, todo mundo sabe. Estão na nova geração de semáforos, estão nos farois e paineis dos automóveis, nos televisores e em uma infinidade de gadgets com os quais interagimos todos os dias.
Mas cientistas da Universidade de Illinois liderados pelo pesquisador John Rogers, quebraram um paradigma da tecnologia: o que dizia que LEDs são frágeis e não podem ser moldados em diferentes formatos. Os cientistas conseguiram colocar unidades minúsculas de LED, menores do que uma ponta de caneta, em folhas eletrônicas flexíveis. Essas folhas podem ser dobradas até 720 graus sem que os LEDs percam sua função luminosa. Também podem ser imersas em água e – aqui está a grande novidade – funcionaram ao ser implantados sob a pele de camundongos.
Rogers imagina essa tecnologia sendo usada em luvas cirúrgicas para que médicos possam iluminar áreas a serem operadas de forma mais eficiente ou melhorar as condições de diagnósticos médicos.
Mas é claro que não deve demorar muito para aplicações mais mundanas surgirem para essa tecnologia. Alguém aí toparia implantar LEDs no corpo como uma tatuagem iluminada?

Nenhum comentário: